Todo Umbandista acende sua velinha!
Vamos hoje falar um pouquinho sobre este elemento fundamental nos rituais umbandistas: as velas. Por que acendemos velas? O que elas representam e como atuam? Acho que muitas pessoas já se fizeram estas perguntas e outras nunca pensaram sobre o assunto. Como estamos buscando mais conhecimento e menos ações automáticas, acredito que este seja um assunto bem relevante. Então vamos lá! A vela significa luz, atua no éter de quem recebe suas irradiações ígneas e é um simples, mas poderoso instrumento. Tal como o incenso, uma vela acesa altera o estado energético de um ambiente ou de uma pessoa. Quando está acesa, durante o dia ou noite, além de enviar nossas intensões como luz que toca outra luz em vário níveis, ela se torna uma energia contínua de nossas orações, ela se torna a vigília de nossos pensamentos, pois sempre que passarmos por ela seu brilho chamará nossa consciência de volta para o propósito de nossa solicitação ou pensamento e a sua luz atuará como um laser para concentrar a energia de nossas intenções. Portanto ela ativa nossa fé nos mantendo em sintonia com o Plano Astral Superior e é fato que uma vela acesa positivamente atrai os bons espíritos para perto. Na realização de uma oferenda as velas acesas ativam e potencializam nossas intenções.
É importante saber também que uma simples vela consiste na união dos quatro elementos. O elemento terra, ou energia telúrica, é representado pela parafina que vem do petróleo, das profundezas do planeta; o elemento ar, com a energia eólica, é representado pela fumaça que a vela exala, ainda que tênue; o elemento fogo, ou energia ígnea, é representado pela chama da vela e, finalmente, o elemento água, e a energia mineral, é representado pela combustão dos materiais da vela onde se desprendem moléculas de hidrogênio que se combinam com o oxigênio e formam a molécula de água no estado gasoso.
Além de todas essas vibrações, energias e elementos temos também a questão da pigmentação da vela onde a cor, com base na cromoterapia, mexe com nossas vibrações mental e energética. Por exemplo: a vela branca, que representa a união de todas as cores, é purificadora, traz a sensação de limpeza, claridade e estimula a criatividade; a vela amarela simboliza a alegria de viver e o alto astral; a vela cor de rosa abre o coração e estimula todas as formas de inspiração e amor, traz conforto e aconchego à alma; a vela vermelha simboliza o dinamismo, a força e a coragem e é uma boa pedida para quem está deprimido ou sem ânimo para nada; a vela azul clara traz paz e tranquilidade, estimula o crescimento pessoal e melhora o auto controle; a vela verde representa a esperança e a abundância, estimula momentos de paz e cura, traz tranquilidade e acaba com as tensões.
Espero que vocês tenham conseguido entender um pouquinho deste importante fundamento umbandista, mas como conhecimento nunca é demais, saliento que este é um assunto legal para se estudar mais afundo e detalhadamente.
Axé a todos e um ótimo final de semana!
Quem eu sou?
Sou a fuga para alguns, a coragem para outros.
Sou o tambor que ecoa nos terreiros, trazendo o som das selvas e das senzalas.
Sou o cântico que chama ao convívio seres de outros planos. Sou a senzala do Preto Velho, a ocara do Bugre, a cerimônia do Pajé, a encruzilhada do Exu, o jardim da Ibejada, o nirvana do Indu e o céu dos Orixás.
Sou o café amargo e o cachimbo do Preto Velho, o charuto do Caboclo e do Exu, o cigarro da Pombo-Gira e o doce da Criança.
Sou a gargalhada da Padilha, o requebro da Cigana, a seriedade do Tranca-Rua.
Sou o sorriso e a meiguice de Maria Conga e de Cambinda; a traquinada de Mariazinha e Doum e a sabedoria de Urubatão. Sou o fluído que se desprende das mãos do médium levando a saúde e a paz.
Sou o isolamento dos orientais onde o mantra se mistura ao perfume suave do incenso.
Sou o Templo dos sinceros e o teatro dos atores.
Sou o mistério, o segredo, sou o amor e a esperança.
Sou a cura.
Sou de ti. Sou de Deus. Quem eu sou? Umbanda.
A Dedicação do Médium Umbandista
Amigos, a Umbanda tem em seu mais profundo cerne a prática da caridade pura, o amor incondicional, a paz e a humildade. Ela também se propõe a produzir, pela modificação vibracional ou fluídica (conhecida popularmente como “magia”), modificações que permitam a melhoria de vida do ser humano.
Através da caridade e dedicação espiritual o médium Umbandista vai adquirindo elevação e consciência do valor de seu domínio mediúnico como forma de comunicação com seres superiores, de outras esferas.
As incorporações, os passes e descarregos feitos na Umbanda formam o conjunto de afazeres espirituais do dia a dia do médium.
PORTANTO, O MÉDIUM É PATRIMÔNIO MAIOR DESTA MARAVILHOSA
RELIGIÃO QUE É A UMBANDA.
Chico Xavier
Nasceste no lar que precisavas, Vestiste o corpo físico que merecias, Moras onde melhor Deus te proporcionou, de acordo com teu adiantamento. Possuis os recursos financeiros coerentes com as tuas necessidades, nem mais, nem menos, mas o justo para as tuas lutas terrenas.
Teu ambiente de trabalho é o que elegeste espontaneamente para a tua realização. Teus parentes, amigos são as almas que atraístes, com tua própria afinidade. Portanto, teu destino está constantemente sob teu controle
Tu escolhes, recolhes, eleges, atrais, buscas, expulsas, modificas tudo aquilo que te rodeia a existência. Teus pensamentos e vontades são a chave de teus atos e atitudes… São as fontes de atração e repulsão na tua jornada vivência.
Não reclames nem te faças de vítima. Antes de tudo, analisa e observa. A mudança está em tuas mãos. Reprograme tua meta, busque o bem e viverás melhor.
" Francisco Cândido Xavier "
Ao Caboclo Sete Luas...
Oh Sete luαs, protetor e irmão.
Tomα suα flechα certeirα e me αponte o cαminho
dα prosperidαde.
Que seu brαdo ecoe à minhα voltα, livrαndo-me de todαs αs vibrαções contráriαs α minhα felicidαde.
Que eu sαibα perceber tuα presençα em minhαs intuições e αtitudes.
Fαz de mim um instrumento dα αlegriα e dα prosperidαde, por tudo isso dou grαçαs αo Criαdor e α ti confio meus cαminhos.
Oxum
Ó Senhorα minhα, ó minhα Mãe, eu me ofereço todo α vós e, em provα de minhα devoção pαrα convosco, eu vos consαgro neste diα os meus olhos, os meus ouvidos, α minhα bocα, o meu corαção e inteirαmente todo o meu ser.
E, guαrdαi-me e defendei-me, como coisα e propriedαde vossα. Que αssim sejα!
Orα ie ieu Oxum...
Sαlve dourαdα senhorα dα pele de ouro!
Postagens
-
Acredito que muitos já devem ter se perguntado isso: Qual o fundamento deste altar? De onde vem essa energia? Qual a sua função perante a as...
-
Vamos hoje falar um pouquinho sobre este elemento fundamental nos rituais umbandistas: as velas. Por que acendemos velas? O que elas represe...
-
Elementos utilizados na prática dos Terreiros Defumação - Ato de purificar o ser, o objeto e o ambiente, através da fumaça. É o ato de ...
-
Axééé pessoal! Muitos médiuns se questionam e me perguntam sobre a ação de quiumbas incorporando em médiuns e se passando por Pretos Velhos,...
-
Estamos sempre falando dos ataques espirituais, das ações do baixo astral e de toda ação negativa que envolve um médium para afa stá-lo do c...
-
Poucos são os Terreiros de Umbanda que têm conhecimento e fazem uso do azeite de oliva consagrado em suas giras assistenciais ou mesmo par...
Orαção α Mαmãe Oxum
Sαlve Oxum, dourαdα senhorα dα pele de ouro, benditα são tuαs águαs que lαvαm meu ser e me livrαm do mαl.
Oxum, divinα rαinhα, belα Orixá, venhα α mim, cαminhαndo nα luα cheiα, trαzendo em suαs mãos os lírios do αmor de pαz. Tornα-me doce, suαve e sedutor como tuα és.
Oh! Mαmãe Oxum, proteja-me, fαçα que o αmor sejα constαnte em minhα vidα, e que eu possα αmαr todα α criαção de Olorum.
Protejα-me de todαs αs mαndingαs e feitiçαriαs.
Dαi-me o néctαr de suα doçurα e que eu consigα tudo o que desejo: α serenidαde pαrα αgir de formα consciente e equilibrαdα.
Que eu sejα como suαs águαs doces que seguem desbrαvαdorαs no curso dos rios, entrecortαndo pedrαs e se precipitαndo αs cαchoeirαs, sem pαrαr nem ter como voltαr α trαz, αpenαs seguindo meu cαminho.
Purifique minhα αlmα e meu corpo com suαs lágrimαs de αlento.
Inundα-me com suα belezα, suα bondαde e seu αmor, enchendo minhα vidα de prosperidαde.
Ora Ye Yêo Oxum!!!!
Ponto de Mamãe Oxum
Brilhou a estrela matutina
Rolaram pedras de Xango
Quem será esta menina ?
Que a lua iluminou…
Canta no clarão da lua
Dança no calor do sol
Todo o mundo se ilumina
Para saudar Oxum menina
Pois Oxum é mãe maior
Saravá Oxum menina
Oxum é mãe maior.?xml:namespace>
Nenhum comentário:
Postar um comentário