Com esta saudação iniciamos o ritual à Rainha das Cachoeiras, nossa Mãe Oxum.
Local sagrado para rituais da nossa Umbanda, as cachoeiras são campos de vibração deste Orixá, onde também recebemos a irradiação de Pai Xangô através das pedreiras que formam as quedas d’águas, de Pai Oxossi através das matas e florestas, de Ogum, Nanã, Iansã, dos Caboclos, e entidades das Crianças.
Em nossos terreiros de Umbanda nada podemos fazer sem as águas de nossa Mãe. A água na Umbanda exerce todo sentido da purificação. Qual terreiro que não imanta suas guias com amacis? O batismo dos médiuns? O cozimento da canjica de Oxalá?
O ritual conhecido como obrigação da cachoeira é praticado desde os primórdios da Umbanda. Até hoje a maioria dos templos locais tradicionais no Estado do Rio de Janeiro, onde várias casas se reúnem com uma só finalidade: homenagear os orixás e
entidades.
entidades.
Em suas águas, vários filhos são batizados por entidades chefes de terreiros, que os apresentam às águas límpidas da vida.
Ao participarmos de oferendas e obrigações em cachoeiras devemos nos preparar fisicamente e espiritualmente para que as mesmas sejam recebidas. Na véspera, devemos não ingerir bebidas alcoólicas e ter relações sexuais e devemos nos preservar de trabalhos pesados. Lembramos que estes atos nos levam um gasto excessivo de energia. Nossa energia deverá estar com força maior para os trabalhos mediúnicos.
Ao chegarmos no local apropriado devemos estar concentrados. Com o pensamento voltado para coisas positivas e evocando os orixás e entidades através dos pontos cantados.
Iniciamos uma gira na cachoeira os cânticos deverão ser cantados com fé e entusiasmo. As oferendas e obrigações deverão ser colocadas em locais específicos. As velas deverão ser acesas afastadas das árvores e matas para que não aconteçam acidentes nas matas de Pai Oxossi. Também não devemos deixar as garrafas, louças, sacos plásticos, latas ou lixos de qualquer natureza.
Infelizmente, as cachoeiras, local de vibração de Oxum, estão sofrendo por falta de zelo e compreensão de alguns irmãos que ainda sujam as águas com estes materiais. Por isso hoje não encontramos lugares limpos para realizações dos rituais.
A conscientização é imprescindível para a perpetuação do ritual da cachoeira: Mamãe Oxum agradece!!!!
A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.
Oliver Wendall Holmes
Nenhum comentário:
Postar um comentário