Desenvolver, palavra de uso comum a todos os setores, mas que possui o seu significado focado em crescer e ampliar.
Quando falamos em desenvolvimento traçamos metas de crescimento e o desenvolvimento mediúnico é isso: crescer perante a espiritualidade na
senda do trabalho mediúnico.
Com muita freqüência, vemos que os médiuns iniciantes na Umbanda têm pressa na prática do exercício de sua mediunidade seja da incorporação, de vidência, de psicografia, entre tantas outras faculdades, o que o médium aprendiz deseja é começar logo na prestação de sua caridade espiritual,
além de querer conseguir sua total evolução em um período curto de tempo.
Antes de tudo, deve-se saber que o processo de desenvolvimento das faculdades mediúnicas se dá individualmente e que cada indivíduo tem seu tempo, não existindo regras quanto à estipulação de tempo para as faculdades mediúnicas, sendo, portanto, cada um responsável pelo seu próprio desenvolvimento
espiritual, e cada qual com seu tempo.
Outro ponto a ser abordado, é que, jamais um dirigente espiritual centrado fará ser apressado este processo, que Via de Regra é lento e acima de tudo individual,
Também não se quer ver o médium iniciante atropelando-se nas etapas necessárias ao perfeito trabalho mediúnico, pois o que se objetiva não é apressar
ou tornar madura a mediunidade precocemente, sem que antes, haja o estudo mediúnico aliado à prática experimentada da faculdade mediúnica.
Deve haver ainda, a sapiência e a consciência do médium sobre os atos, preceitos e fundamentos litúrgicos da Umbanda, antes por exemplo, de se ver um médium de Incorporação consultando, este deve estar capacitado e apto ao trabalho
mediúnico, e estes fatores só terão êxito se houver juntado com a prática do desenvolvimento, o estudo, pois sem ele, não se conseguem princípios basilares para o trabalho mediúnico adequado.
Ademais, o estudo é imprescindível para o regular e constante desenvolvimento do médium seja ele iniciante ou não, afinal jamais se saberá de tudo, e por isso deve-se buscar a constante atualização nos materiais sobre o que se pretende aprender.
Comumente relatos de médiuns iniciantes mostram que certos médiuns, antes
de trabalharem na corrente de Umbanda apresentavam incorporações desordenadas constantes, visões a todo instante, ouviam e sentiam muitas coisas, e que, após a entrada para o ofício mediúnico na Casa de
Umbanda, essa intensidade diminuiu muito, chegando em
Alguns dos casos até extinguir-se. Os Guias e Mentores de Luz entendem que estas sensações de desequilíbrio e desarmonia que antes eram sentidos pelo médium sem terreiro, não mais são necessárias novamente, eis que estes desequilíbrios aconteceram para que o indivíduo se conscientizasse sobre seu caminho espiritual, acerca de Deus, da Caridade, do seu real objetivo na Terra,
e obviamente de seu Karma espiritual. Porém esta conscientização só se dará
por meio de estudos.
Reflitamos e entendamos então, que só por meio do estudo conseguiremos entender mais sobre estas indagações acima expostas, e só com a prática habitual do estudo cominada com a prática empírica da mediunidade poderá
ter a excelência na prestação do ofício mediúnico, e no tão pretendido desenvolvimento “completo” das faculdades mediúnicas. Paciência, estudo,
Concentração, disciplina servirá e muito para galgar o rápido
Desenvolvimento.
O PORQUÊ DO DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO
O estudo é, e sempre será, o grande meio para entendermos sobre algum assunto. A prática é a forma de apreendermos o que estudamos. Assim, teoria e prática são complementares e formam um par mais-que-perfeito para que se alcance o máximo em qualquer atividade. A questão mediunidade não foge a essa regra. Ser incorporado não é o ponto final para quem possui o dom da mediunidade, é a parte prática do processo. O outro lado é o entendimento do que essa mediunidade representa aqui no nosso plano.
Mediunidade é uma faculdade, um dom que uma pessoa possui e que serve como comunicação entre o plano espiritual e o plano material. Serve como aceleradora da sua evolução espiritual bem como dos espíritos de lei que o incorporam. E muitos entendem isso como um castigo e não como uma dádiva. O que vemos muito são médiuns tentando desenvolver-se sozinhos, não atingindo o máximo do seu potencial mediúnico por não terem atenção e esclarecimentos necessários a todos que estão em fase de desenvolvimento. Não entendem muitas manifestações ou as entendem de forma errônea por desconhecerem as mais diferentes formas que elas ocorrem e por que elas ocorrem. A fase do desenvolvimento mediúnico deve ser cercada de todas os cuidados possíveis, de todos os ensinamentos necessários para que se tenha um médium com consciência plena do dom que possui e do quanto ele é importante para a sua evolução espiritual.
Com teoria e prática corretas, com certeza, além de um pleno desenvolvimento das suas faculdades mediúnicas, você ajudará a corrigir os muitos conceitos errados que circulam entre os próprios médiuns de Umbanda (usados por outras religiões para denegri-la), firmando-a definitivamente como religião que é, e não como pronto socorro espiritual.
Para isso vou questionar algumas barreiras e idéias pré-concebidas ante ao momento do desenvolvimento do médium.
Primeira questão: MEDIUNIDADE É FARDO, CRUZ, ISSO ME FAZ MAL?
Não, isso não te faz mal, mas se você está com o campo mediúnico desestruturado, saturado de energias pesadas você vai apresentar problemas comportamentais e até alguns sintomas como: desmaio, tontura, enxaquecas constantes...Etc, isso tudo é o seu corpo espiritual gritando: Acorda cara! Você não está aqui a passeio, vai trabalhar!
Segunda questão: SE NÃO DESENVOLVER OU VESTIR O BRANCO NADA VAI MELHORAR?
Esta pergunta tem 50% de verdade e a outra metade de interpretação duvidosa. Vejamos, o que consideramos melhorar?
Ter mais dinheiro, mais sossego, mais saúde, ter emprego estabilizado, poder viver tranqüilamente, ou tudo isso e mais um pouco!?
Procure um empresário bem sucedido de qualquer área e pergunte se ele teve que se enfiar em uma roupa branca para conseguir chegar a onde chegou. A resposta vai vir assim:
- "Meu filho, acordo cedo todos os dias, sou o primeiro a chegar na minha empresa e o ultimo a sair, consegui o que tenho através de esforço, dedicação e disciplina.”
Desenvolvimento mediúnico é isso: esforço, dedicação e disciplina! Treinamento não só da parte espiritual, mas sim dos valores éticos e materiais. Você pode vestir o branco e desenvolver, mas vai continuar tudo péssimo se não trabalhar o seu padrão intimo e vibratório. Você pode vestir o branco e desenvolver, mas vai continuar tudo péssimo se não se desapegar da inflexibilidade e da dureza pessoal para com os outros.
Desenvolvimento é crescimento e não salvação!
Terceira questão: SE COMEÇO O DESENVOLVIMENTO E PARO, VOU SER PERSEGUIDO PELOS GUIAS ESPIRITUAIS?
Engraçado este nome, guias espirituais, subentende-se por guia aquele que conduz, se é espiritual aquele que conduz na espiritualidade.
Como algo que conduz começa a perseguir?
Não, você não será perseguido e o seu livre arbítrio, direito de escolher certo e errado vai prevalecer!
O que adianta trabalhar por medo ao invés de praticar de coração?! Para que coagir e amedrontar ao invés de esclarecer e doutrinar?
Desenvolvimento é liberdade de espírito e crescimento pessoal. Tomemos cuidados com as amarras que são impostas ou vendidas, com a desculpa da perseguição espiritual. A sua mediunidade é uma alavanca de oportunidades para com a sua evolução, não deixe esta engrenagem parada ou ociosa, use este dom que Deus te deu para entender a criação material e a sua manifestação espiritual, não aceite falsas promessas, problemas são oportunidades de crescimento e de mudança de hábitos.
Não se venda, estude, cresça, NÃO acredite naquele que diz que está vendo o seu guia e ele está te prendendo, acredite no guia que liberta, que cresce junto ao seu lado em um vôo livre perante as belezas espirituais. Se ele é o seu guia que ele faça o melhor por você, assim como você vai fazer quando surgir uma oportunidade de aprendizado.
Homens na matéria, são homens em qualquer lugar, independente de grau, idade ou poder. Espíritos são espíritos em qualquer lugar, mas também já foram homens
e mulheres na matéria, que viveram, sofreram, cresceram e aprenderam e hoje tentam nos mostrar os caminhos menos tortuosos e mais tranqüilos.
Vamos nos desenvolver, crescendo, buscando, acreditando, amando, entendendo e participando deste processo Divino chamado:
MEDIUNIDADE!
“Desenvolver a mediunidade não significa dar algo a quem não está habilitado para recebê-lo, mas sim, habilitar alguém a assumir consciente o dom com o qual foi ungido.”
Rubens Saraceni
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Quem eu sou?
Sou a fuga para alguns, a coragem para outros.
Sou o tambor que ecoa nos terreiros, trazendo o som das selvas e das senzalas.
Sou o cântico que chama ao convívio seres de outros planos. Sou a senzala do Preto Velho, a ocara do Bugre, a cerimônia do Pajé, a encruzilhada do Exu, o jardim da Ibejada, o nirvana do Indu e o céu dos Orixás.
Sou o café amargo e o cachimbo do Preto Velho, o charuto do Caboclo e do Exu, o cigarro da Pombo-Gira e o doce da Criança.
Sou a gargalhada da Padilha, o requebro da Cigana, a seriedade do Tranca-Rua.
Sou o sorriso e a meiguice de Maria Conga e de Cambinda; a traquinada de Mariazinha e Doum e a sabedoria de Urubatão. Sou o fluído que se desprende das mãos do médium levando a saúde e a paz.
Sou o isolamento dos orientais onde o mantra se mistura ao perfume suave do incenso.
Sou o Templo dos sinceros e o teatro dos atores.
Sou o mistério, o segredo, sou o amor e a esperança.
Sou a cura.
Sou de ti. Sou de Deus. Quem eu sou? Umbanda.
Sou o tambor que ecoa nos terreiros, trazendo o som das selvas e das senzalas.
Sou o cântico que chama ao convívio seres de outros planos. Sou a senzala do Preto Velho, a ocara do Bugre, a cerimônia do Pajé, a encruzilhada do Exu, o jardim da Ibejada, o nirvana do Indu e o céu dos Orixás.
Sou o café amargo e o cachimbo do Preto Velho, o charuto do Caboclo e do Exu, o cigarro da Pombo-Gira e o doce da Criança.
Sou a gargalhada da Padilha, o requebro da Cigana, a seriedade do Tranca-Rua.
Sou o sorriso e a meiguice de Maria Conga e de Cambinda; a traquinada de Mariazinha e Doum e a sabedoria de Urubatão. Sou o fluído que se desprende das mãos do médium levando a saúde e a paz.
Sou o isolamento dos orientais onde o mantra se mistura ao perfume suave do incenso.
Sou o Templo dos sinceros e o teatro dos atores.
Sou o mistério, o segredo, sou o amor e a esperança.
Sou a cura.
Sou de ti. Sou de Deus. Quem eu sou? Umbanda.
A Dedicação do Médium Umbandista
Amigos, a Umbanda tem em seu mais profundo cerne a prática da caridade pura, o amor incondicional, a paz e a humildade. Ela também se propõe a produzir, pela modificação vibracional ou fluídica (conhecida popularmente como “magia”), modificações que permitam a melhoria de vida do ser humano.
Através da caridade e dedicação espiritual o médium Umbandista vai adquirindo elevação e consciência do valor de seu domínio mediúnico como forma de comunicação com seres superiores, de outras esferas.
As incorporações, os passes e descarregos feitos na Umbanda formam o conjunto de afazeres espirituais do dia a dia do médium.
PORTANTO, O MÉDIUM É PATRIMÔNIO MAIOR DESTA MARAVILHOSA
RELIGIÃO QUE É A UMBANDA.
Através da caridade e dedicação espiritual o médium Umbandista vai adquirindo elevação e consciência do valor de seu domínio mediúnico como forma de comunicação com seres superiores, de outras esferas.
As incorporações, os passes e descarregos feitos na Umbanda formam o conjunto de afazeres espirituais do dia a dia do médium.
PORTANTO, O MÉDIUM É PATRIMÔNIO MAIOR DESTA MARAVILHOSA
RELIGIÃO QUE É A UMBANDA.
Chico Xavier
Nasceste no lar que precisavas, Vestiste o corpo físico que merecias, Moras onde melhor Deus te proporcionou, de acordo com teu adiantamento. Possuis os recursos financeiros coerentes com as tuas necessidades, nem mais, nem menos, mas o justo para as tuas lutas terrenas.
Teu ambiente de trabalho é o que elegeste espontaneamente para a tua realização. Teus parentes, amigos são as almas que atraístes, com tua própria afinidade. Portanto, teu destino está constantemente sob teu controle
Tu escolhes, recolhes, eleges, atrais, buscas, expulsas, modificas tudo aquilo que te rodeia a existência. Teus pensamentos e vontades são a chave de teus atos e atitudes… São as fontes de atração e repulsão na tua jornada vivência.
Não reclames nem te faças de vítima. Antes de tudo, analisa e observa. A mudança está em tuas mãos. Reprograme tua meta, busque o bem e viverás melhor.
" Francisco Cândido Xavier "
Ao Caboclo Sete Luas...
Oh Sete luαs, protetor e irmão.
Tomα suα flechα certeirα e me αponte o cαminho
dα prosperidαde.
Que seu brαdo ecoe à minhα voltα, livrαndo-me de todαs αs vibrαções contráriαs α minhα felicidαde.
Que eu sαibα perceber tuα presençα em minhαs intuições e αtitudes.
Fαz de mim um instrumento dα αlegriα e dα prosperidαde, por tudo isso dou grαçαs αo Criαdor e α ti confio meus cαminhos.
Oxum
Ó Senhorα minhα, ó minhα Mãe, eu me ofereço todo α vós e, em provα de minhα devoção pαrα convosco, eu vos consαgro neste diα os meus olhos, os meus ouvidos, α minhα bocα, o meu corαção e inteirαmente todo o meu ser.
E, guαrdαi-me e defendei-me, como coisα e propriedαde vossα. Que αssim sejα!
Orα ie ieu Oxum...
Sαlve dourαdα senhorα dα pele de ouro!
E, guαrdαi-me e defendei-me, como coisα e propriedαde vossα. Que αssim sejα!
Orα ie ieu Oxum...
Sαlve dourαdα senhorα dα pele de ouro!
Postagens
-
Acredito que muitos já devem ter se perguntado isso: Qual o fundamento deste altar? De onde vem essa energia? Qual a sua função perante a as...
-
Vamos hoje falar um pouquinho sobre este elemento fundamental nos rituais umbandistas: as velas. Por que acendemos velas? O que elas represe...
-
Elementos utilizados na prática dos Terreiros Defumação - Ato de purificar o ser, o objeto e o ambiente, através da fumaça. É o ato de ...
-
Axééé pessoal! Muitos médiuns se questionam e me perguntam sobre a ação de quiumbas incorporando em médiuns e se passando por Pretos Velhos,...
-
Estamos sempre falando dos ataques espirituais, das ações do baixo astral e de toda ação negativa que envolve um médium para afa stá-lo do c...
-
Poucos são os Terreiros de Umbanda que têm conhecimento e fazem uso do azeite de oliva consagrado em suas giras assistenciais ou mesmo par...
Orαção α Mαmãe Oxum
Sαlve Oxum, dourαdα senhorα dα pele de ouro, benditα são tuαs águαs que lαvαm meu ser e me livrαm do mαl.
Oxum, divinα rαinhα, belα Orixá, venhα α mim, cαminhαndo nα luα cheiα, trαzendo em suαs mãos os lírios do αmor de pαz. Tornα-me doce, suαve e sedutor como tuα és.
Oh! Mαmãe Oxum, proteja-me, fαçα que o αmor sejα constαnte em minhα vidα, e que eu possα αmαr todα α criαção de Olorum.
Protejα-me de todαs αs mαndingαs e feitiçαriαs.
Dαi-me o néctαr de suα doçurα e que eu consigα tudo o que desejo: α serenidαde pαrα αgir de formα consciente e equilibrαdα.
Que eu sejα como suαs águαs doces que seguem desbrαvαdorαs no curso dos rios, entrecortαndo pedrαs e se precipitαndo αs cαchoeirαs, sem pαrαr nem ter como voltαr α trαz, αpenαs seguindo meu cαminho.
Purifique minhα αlmα e meu corpo com suαs lágrimαs de αlento.
Inundα-me com suα belezα, suα bondαde e seu αmor, enchendo minhα vidα de prosperidαde.
Ora Ye Yêo Oxum!!!!
Oxum, divinα rαinhα, belα Orixá, venhα α mim, cαminhαndo nα luα cheiα, trαzendo em suαs mãos os lírios do αmor de pαz. Tornα-me doce, suαve e sedutor como tuα és.
Oh! Mαmãe Oxum, proteja-me, fαçα que o αmor sejα constαnte em minhα vidα, e que eu possα αmαr todα α criαção de Olorum.
Protejα-me de todαs αs mαndingαs e feitiçαriαs.
Dαi-me o néctαr de suα doçurα e que eu consigα tudo o que desejo: α serenidαde pαrα αgir de formα consciente e equilibrαdα.
Que eu sejα como suαs águαs doces que seguem desbrαvαdorαs no curso dos rios, entrecortαndo pedrαs e se precipitαndo αs cαchoeirαs, sem pαrαr nem ter como voltαr α trαz, αpenαs seguindo meu cαminho.
Purifique minhα αlmα e meu corpo com suαs lágrimαs de αlento.
Inundα-me com suα belezα, suα bondαde e seu αmor, enchendo minhα vidα de prosperidαde.
Ora Ye Yêo Oxum!!!!
Ponto de Mamãe Oxum
Brilhou a estrela matutina
Rolaram pedras de Xango
Quem será esta menina ?
Que a lua iluminou…
Canta no clarão da lua
Dança no calor do sol
Todo o mundo se ilumina
Para saudar Oxum menina
Pois Oxum é mãe maior
Saravá Oxum menina
Oxum é mãe maior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário