sexta-feira, 3 de junho de 2011

Conhecendo a “Umbanda”

Axé pessoal! Acredito que para conhecermos minimamente nossa religião precisamos saber como ela é estruturada no astral, como ela é estruturada espiritualmente e como ela responde as questões sobre a morte, ou seja, a Vida após a vida.
Portanto, precisamos saber como ‘é’ e como ‘acontece’ tudo isso na Umbanda.
Em primeiro lugar, na Umbanda não existe umbral ou colônias, como conhecemos na doutrina kardecista ou céu e inferno, como prega a religião católica.
Na Umbanda o astral se divide em FAIXAS VIBRATÓRIAS POSITIVAS que acolhem os espíritos em processo de ascensão espiritual, que são os espíritos virtuosos. E FAIXAS VIBRATÓRIAS NEGATIVAS que acolhem os espíritos em queda, que são os espíritos viciados e desequilibrados emocionalmente.
São 7 faixas superiores e 7 inferiores; 7 à direita e 7 à esquerda, que se subdividem em mais vezes formando sub-faixas capazes de afinizarem mais facilmente todos os espíritos atraídos pela religião Umbanda.
Nas sete faixas superiores encontramos os Guias Espirituais que se dividem devido suas afinidades em Linhas – nesse caso encontramos as linhas de preto-velhos, caboclos, boiadeiros, baianos e assim por diante. Dentro desse contexto de Linha, formam-se Falanges por questões de atração. Forma-se então, dentro da Linha de Caboclos a Falange de Caboclo Pena Branca, Falange de Caboclo Sete Flechas, Falange de Caboclo Araribóia e assim por diante. Nessas Falanges específicas agrupam-se centenas de espíritos que se manifestam de forma similar, por exemplo os Caboclos Pena Branca têm como característica comum serem doutrinadores.
As sete faixas inferiores são as faixas vibratórias negativas e são nelas que se encontram os espíritos sofredores, eguns, quiumbas e magos negros, que compõem o Baixo Astral de nossa Umbanda.
Rapidamente irei pontuar algumas características desses espíritos que vibram de forma negativa, mas é importante estudar mais, ler mais e não parar de aprender sobre Eles e suas formas de agirem, afinal Eles se mantêm continuamente ativos, continuamente se especializando e continuamente se preparando para agirem em qualquer momento e em qualquer situação.
(trechos transcritos da apostila que pertence ao estudo
“Cura, Encaminhamento e Descarrego na Umbanda”,
ministrado no Centro de Umbanda Carismática)
SOFREDORES
São espíritos desencarnados que:
  • Caíram nos pólos negativos por suas próprias vibrações mentais e emocionais negativas, como o apego ao material ou ao ente querido ainda encarnado;
  • Sofrem por medo, pois muitas vezes não reconhecem seu estado de desencarnados, ou por dor. Em alguns casos, o desencarne foi rápido e doloroso, e não conseguem se livrar da sensação de dor e medo.
  • Geram apegos, dores, doenças, tristezas, depressão.
São espíritos que aceitam a doutrinação, a cura e o encaminhamento facilmente, sem nenhuma resistência, precisando somente de oportunidade. Não são maldosos conscientemente – prejudicam sim, mas por apego, não percebendo que os mais prejudicados são eles mesmos. Estão ainda na faixa vibratória neutra.
EGUNS

São espíritos desencarnados que:
  • Por vinganças pessoais que carregam em seus mentais por muitos anos, desde encarnações passadas, atacam seus “inimigos encarnados” de forma contínua. Às vezes estão sozinhos e atuam continuamente e especificamente até conseguirem seus objetivos. Outras vezes se unem a outros eguns formando um grupo de ‘egunguns’ que mantêm o propósito original: a destruição de determinada pessoa. Nesse caso a ação de encaminhamento é consideravelmente mais difícil, requer muito mais atenção e consciência, pois o tratamento é longo, e também porque proporciona o ‘sobe e desce’ na vida da pessoa atuada por eles.
  • Existe também aqueles espíritos que há muito tempo perderam sua consciência divina perante as leis da fé, do amor e da vida. Encontram-se completamente vazios e ocos em seus mentais, para eles nada mais importa… Esses espíritos vagam como zumbis e acabam sendo alvos fáceis para aqueles que lideram negativamente no baixo astral, ou seja, muitas vezes se tornam escravos de outros espíritos negativos com maior capacidade de domínio se tornando então vítimas.
Esses espíritos estão perdidos no tempo, muitas vezes soltos e sem nenhum entendimento sobre Lei de Ação e Reação ou da Lei Divina. A doutrinação é mais difícil, pois ficam localizados na sua grande maioria, “no meio” das setes faixas vibratórias (no caos).
QUIUMBAS
São espíritos desencarnados que:
  • São evoluídos e conscientes de seus poderes e capacidades negativas. São os grandes líderes do mal, muitas vezes são esses espíritos que são ativados na magia negra.
  • No entanto, o grande propósito desses espíritos é atacar médiuns e centros religiosos atingindo e envolvendo a fé das pessoas. Eles têm como propósito grandes destruições, afetam diretamente o mental do médium e em pouco tempo dominam a vida desta pessoa, levando-a a destruição total, principalmente espiritual. Essa capacidade de ataque mental somente os mais evoluídos conseguem atingir (mesmo que negativamente).
  • Vale ressaltar que algumas vezes os quiumbas desconhecem que são escravos dos grandes Magos Negros, espíritos que conquistaram seus tronos nas mais inferiores faixas e que possuem grandes exércitos.
Os quiumbas são espíritos localizados nas faixas vibratórias mais densas e negativas, sendo quase impossível sua doutrinação.
Gosto muito do livro “Aconteceu na Casa Espírita” de Emanuel Cristiano ditado pelo espírito Nora, que mostra claramente algumas atuações de quiumbas à um Centro. Aliás, é um livro que, além de gostar, RECOMENDO sua leitura a todos os médiuns para que tenham uma noção sobre a ação do Baixo Astral em suas vidas e de qualquer Centro.
Tenho certeza da grandeza e da importância dessa obra, portanto não percam essa oportunidade. Inclusive, no texto “Você está atento???” postado dia  25 de novembro 2010 aqui no blog ( link: http://templodemaeoxum.blogspot.com/2010/11/voce-esta-atento.html ) vocês encontrarão uma pequena parte desse livro que transcrevi para ilustrar as ações desses espíritos.
Com essas colocações já conseguimos entender um pouco sobre a estrutura astral da Umbanda e sua estrutura espiritual.
Agora, como ela responde as questões sobre a morte, acredito que não é novidade para ninguém: a Umbanda acredita em reencarnação, em Ação e Reação, em Merecimento, em Ordem e Lei Divina, em Vida após a vida. Afinal:

A Umbanda acredita que somos seres espirituais vivenciando uma experiência na matéria e não seres materiais vivenciando a vida espiritual.

2 comentários:

Aninha bordados disse...

adorei oque estava escrito acho muito importnte aprendermos e passarmos o aprendizado para outras pessoas pois oque adinta retermos oque sabemos se o altissimo nos da de graça .NADA É POR ACASO E ASSIM USAREMOS A MAXIMA DA UMBANDA SOMOS UMA RELIGIÃO DE CARIDADE E CARIDADE DEVE SER USADA SEMPRE
QUE OXALÁ NOS GUIE E ABENÇÕE A TODOS .

A garota do Blog disse...

Muito legal a matéria,aprendi muito e concordo com a Aninha temos sempre que passar pra frente o que sabemos!
Beiijo0s e Axé a todos!

Quem eu sou?

Sou a fuga para alguns, a coragem para outros.
Sou o tambor que ecoa nos terreiros, trazendo o som das selvas e das senzalas.
Sou o cântico que chama ao convívio seres de outros planos. Sou a senzala do Preto Velho, a ocara do Bugre, a cerimônia do Pajé, a encruzilhada do Exu, o jardim da Ibejada, o nirvana do Indu e o céu dos Orixás.
Sou o café amargo e o cachimbo do Preto Velho, o charuto do Caboclo e do Exu, o cigarro da Pombo-Gira e o doce da Criança.
Sou a gargalhada da Padilha, o requebro da Cigana, a seriedade do Tranca-Rua.
Sou o sorriso e a meiguice de Maria Conga e de Cambinda; a traquinada de Mariazinha e Doum e a sabedoria de Urubatão. Sou o fluído que se desprende das mãos do médium levando a saúde e a paz.
Sou o isolamento dos orientais onde o mantra se mistura ao perfume suave do incenso.
Sou o Templo dos sinceros e o teatro dos atores.
Sou o mistério, o segredo, sou o amor e a esperança.
Sou a cura.
Sou de ti. Sou de Deus. Quem eu sou? Umbanda.


A Dedicação do Médium Umbandista

Amigos, a Umbanda tem em seu mais profundo cerne a prática da caridade pura, o amor incondicional, a paz e a humildade. Ela também se propõe a produzir, pela modificação vibracional ou fluídica (conhecida popularmente como “magia”), modificações que permitam a melhoria de vida do ser humano.

Através da caridade e dedicação espiritual o médium Umbandista vai adquirindo elevação e consciência do valor de seu domínio mediúnico como forma de comunicação com seres superiores, de outras esferas.

As incorporações, os passes e descarregos feitos na Umbanda formam o conjunto de afazeres espirituais do dia a dia do médium.

PORTANTO, O MÉDIUM É PATRIMÔNIO MAIOR DESTA MARAVILHOSA

RELIGIÃO QUE É A UMBANDA.



Chico Xavier


Nasceste no lar que precisavas, Vestiste o corpo físico que merecias, Moras onde melhor Deus te proporcionou, de acordo com teu adiantamento. Possuis os recursos financeiros coerentes com as tuas necessidades, nem mais, nem menos, mas o justo para as tuas lutas terrenas.

Teu ambiente de trabalho é o que elegeste espontaneamente para a tua realização. Teus parentes, amigos são as almas que atraístes, com tua própria afinidade. Portanto, teu destino está constantemente sob teu controle

Tu escolhes, recolhes, eleges, atrais, buscas, expulsas, modificas tudo aquilo que te rodeia a existência. Teus pensamentos e vontades são a chave de teus atos e atitudes… São as fontes de atração e repulsão na tua jornada vivência.

Não reclames nem te faças de vítima. Antes de tudo, analisa e observa. A mudança está em tuas mãos. Reprograme tua meta, busque o bem e viverás melhor.

" Francisco Cândido Xavier "

Ao Caboclo Sete Luas...


Oh Sete luαs, protetor e irmão.

Tomα suα flechα certeirα e me αponte o cαminho

dα prosperidαde.

Que seu brαdo ecoe à minhα voltα, livrαndo-me de todαs αs vibrαções contráriαs α minhα felicidαde.

Que eu sαibα perceber tuα presençα em minhαs intuições e αtitudes.

Fαz de mim um instrumento dα αlegriα e dα prosperidαde, p
or tudo isso dou grαçαs αo Criαdor e α ti confio meus cαminhos.

rosas doradas Pictures, Images and Photos


Recados

Oxum

Ó Senhorα minhα, ó minhα Mãe, eu me ofereço todo α vós e, em provα de minhα devoção pαrα convosco, eu vos consαgro neste diα os meus olhos, os meus ouvidos, α minhα bocα, o meu corαção e inteirαmente todo o meu ser.

E, guαrdαi-me e defendei-me, como coisα e propriedαde vossα. Que αssim sejα!

Orα ie ieu Oxum...

Sαlve dourαdα senhorα dα pele de ouro!


Postagens

Orαção α Mαmãe Oxum

Sαlve Oxum, dourαdα senhorα dα pele de ouro, benditα são tuαs águαs que lαvαm meu ser e me livrαm do mαl.
Oxum, divinα rαinhα, belα Orixá, venhα α mim, cαminhαndo nα luα cheiα, trαzendo em suαs mãos os lírios do αmor de pαz. Tornα-me doce, suαve e sedutor como tuα és.

Oh! Mαmãe Oxum, proteja-me, fαçα que o αmor sejα constαnte em minhα vidα, e que eu possα αmαr todα α criαção de Olorum.

Protejα-me de todαs αs mαndingαs e feitiçαriαs.

Dαi-me o néctαr de suα doçurα e que eu consigα tudo o que desejo: α serenidαde pαrα αgir de formα consciente e equilibrαdα.

Que eu sejα como suαs águαs doces que seguem desbrαvαdorαs no curso dos rios, entrecortαndo pedrαs e se precipitαndo αs cαchoeirαs, sem pαrαr nem ter como voltαr α trαz, αpenαs seguindo meu cαminho.

Purifique minhα αlmα e meu corpo com suαs lágrimαs de αlento.

Inundα-me com suα belezα, suα bondαde e seu αmor, enchendo minhα vidα de prosperidαde.

Ora Ye Yêo Oxum!!!!
velas naranja Pictures, Images and Photos

Ponto de Mamãe Oxum


Brilhou a estrela matutina

Rolaram pedras de Xango

Quem será esta menina ?

Que a lua iluminou…

Canta no clarão da lua

Dança no calor do sol

Todo o mundo se ilumina

Para saudar Oxum menina

Pois Oxum é mãe maior

Saravá Oxum menina

Oxum é mãe maior.


Seguidores

Alimente os Peixinhos...