sexta-feira, 16 de julho de 2010

Transporte e Descarrego na Umbanda

Muito se fala sobre transporte e descarrego na Umbanda, mas poucos são os médiuns que sabem a diferença entre essas duas práticas tão comuns em nossos trabalhos assistenciais. Foi pensando nisso que resolvi colocar hoje para vocês, de maneira bem simples, o que é o transporte e o que é o descarrego na Umbanda, para que todos possam entender como cada um desses processos funciona e saber diferenciar um do outro.
O TRANSPORTE acontece quando um médium desenvolvido,
capacitado e firmado dentro de uma corrente mediúnica, por determinação do astral, incorpora uma entidade espiritual de outro médium que no momento é incapaz de incorporar, um exemplo disso é quando ocorre a incorporação do Guia Espiritual de um consulente. Esse ato requer responsabilidade, conhecimento e atenção, pois acontece por algumas necessidades especificas que devem ser compreendidas proporcionando assim o equilíbrio espiritual e energético de todos os envolvidos.


Alguns dos motivos para que o Transporte aconteça: para absorver a energia prânica do médium, assim o corpo astral do Guia é vitalizado, fortalecido e até curado; para solicitar algo específico e importante como uma oferenda; para apresentação ou confirmação da existência de um Guia.


Já o DESCARREGO acontece quando um médium desenvolvido, capacitado e firmado dentro de uma corrente mediúnica, por determinação do astral, incorpora um espírito de baixa vibração energética, mental e emocional com intuito de “limpeza”.


Algumas situações que acontecem durante o Descarrego: médium incorpora “seu” próprio Exu de Trabalho para fazer limpezas energéticas, fazer negociações e/ou vitalizar o consulente; médium incorpora o Exu do consulente para fazer limpezas energéticas, fazer negociações, vitalizar seu médium e/ou solicitar oferenda especifica para que possa defender ou descarregar seu médium junto com elementos naturais e energéticos; médium incorpora Exu ativado pela Lei que, até então, atuava de forma punitiva e paralisadora retirando elementos energéticos e recolhendo espíritos que atuavam sob seu comando; médium incorpora espíritos negativos (faixas vibratórias negativas) como sofredores, eguns, zombeteiros, vampirizadores ou quiumbas, nesses casos todo cuidado e atenção são necessários, um exemplo disso é que para esses espíritos não se deve servir cigarro, vela, bebida etc, assim como não podem ser permitidas a comunicação ou solicitação de oferendas.


Todas essas situações de descarrego acontecem por permissão da Lei Divina, e é a partir de um trabalho religioso, de médiuns preparados, onde o único intuito é a caridade, que se tem a grande oportunidade de encaminhamento destes irmãos, que necessitam de nossa ajuda para um redirecionamento evolutivo.


Tanto o Transporte quanto o Descarrego, são práticas importantíssimas que permeiam as giras de Umbanda facilitando os trabalhos dos Guias Espirituais, além disso, são práticas que requerem muita responsabilidade, disciplina e conhecimento, portanto ESTUDAR é fundamental para melhor agir, praticar e servir dentro da Lei de Umbanda e da Lei Divina.


Compreenderam a diferença? Espero que sim !!


Uma ótima semana a todos e muito Axé !

Quem eu sou?

Sou a fuga para alguns, a coragem para outros.
Sou o tambor que ecoa nos terreiros, trazendo o som das selvas e das senzalas.
Sou o cântico que chama ao convívio seres de outros planos. Sou a senzala do Preto Velho, a ocara do Bugre, a cerimônia do Pajé, a encruzilhada do Exu, o jardim da Ibejada, o nirvana do Indu e o céu dos Orixás.
Sou o café amargo e o cachimbo do Preto Velho, o charuto do Caboclo e do Exu, o cigarro da Pombo-Gira e o doce da Criança.
Sou a gargalhada da Padilha, o requebro da Cigana, a seriedade do Tranca-Rua.
Sou o sorriso e a meiguice de Maria Conga e de Cambinda; a traquinada de Mariazinha e Doum e a sabedoria de Urubatão. Sou o fluído que se desprende das mãos do médium levando a saúde e a paz.
Sou o isolamento dos orientais onde o mantra se mistura ao perfume suave do incenso.
Sou o Templo dos sinceros e o teatro dos atores.
Sou o mistério, o segredo, sou o amor e a esperança.
Sou a cura.
Sou de ti. Sou de Deus. Quem eu sou? Umbanda.


A Dedicação do Médium Umbandista

Amigos, a Umbanda tem em seu mais profundo cerne a prática da caridade pura, o amor incondicional, a paz e a humildade. Ela também se propõe a produzir, pela modificação vibracional ou fluídica (conhecida popularmente como “magia”), modificações que permitam a melhoria de vida do ser humano.

Através da caridade e dedicação espiritual o médium Umbandista vai adquirindo elevação e consciência do valor de seu domínio mediúnico como forma de comunicação com seres superiores, de outras esferas.

As incorporações, os passes e descarregos feitos na Umbanda formam o conjunto de afazeres espirituais do dia a dia do médium.

PORTANTO, O MÉDIUM É PATRIMÔNIO MAIOR DESTA MARAVILHOSA

RELIGIÃO QUE É A UMBANDA.



Chico Xavier


Nasceste no lar que precisavas, Vestiste o corpo físico que merecias, Moras onde melhor Deus te proporcionou, de acordo com teu adiantamento. Possuis os recursos financeiros coerentes com as tuas necessidades, nem mais, nem menos, mas o justo para as tuas lutas terrenas.

Teu ambiente de trabalho é o que elegeste espontaneamente para a tua realização. Teus parentes, amigos são as almas que atraístes, com tua própria afinidade. Portanto, teu destino está constantemente sob teu controle

Tu escolhes, recolhes, eleges, atrais, buscas, expulsas, modificas tudo aquilo que te rodeia a existência. Teus pensamentos e vontades são a chave de teus atos e atitudes… São as fontes de atração e repulsão na tua jornada vivência.

Não reclames nem te faças de vítima. Antes de tudo, analisa e observa. A mudança está em tuas mãos. Reprograme tua meta, busque o bem e viverás melhor.

" Francisco Cândido Xavier "

Ao Caboclo Sete Luas...


Oh Sete luαs, protetor e irmão.

Tomα suα flechα certeirα e me αponte o cαminho

dα prosperidαde.

Que seu brαdo ecoe à minhα voltα, livrαndo-me de todαs αs vibrαções contráriαs α minhα felicidαde.

Que eu sαibα perceber tuα presençα em minhαs intuições e αtitudes.

Fαz de mim um instrumento dα αlegriα e dα prosperidαde, p
or tudo isso dou grαçαs αo Criαdor e α ti confio meus cαminhos.

rosas doradas Pictures, Images and Photos


Recados

Oxum

Ó Senhorα minhα, ó minhα Mãe, eu me ofereço todo α vós e, em provα de minhα devoção pαrα convosco, eu vos consαgro neste diα os meus olhos, os meus ouvidos, α minhα bocα, o meu corαção e inteirαmente todo o meu ser.

E, guαrdαi-me e defendei-me, como coisα e propriedαde vossα. Que αssim sejα!

Orα ie ieu Oxum...

Sαlve dourαdα senhorα dα pele de ouro!


Postagens

Orαção α Mαmãe Oxum

Sαlve Oxum, dourαdα senhorα dα pele de ouro, benditα são tuαs águαs que lαvαm meu ser e me livrαm do mαl.
Oxum, divinα rαinhα, belα Orixá, venhα α mim, cαminhαndo nα luα cheiα, trαzendo em suαs mãos os lírios do αmor de pαz. Tornα-me doce, suαve e sedutor como tuα és.

Oh! Mαmãe Oxum, proteja-me, fαçα que o αmor sejα constαnte em minhα vidα, e que eu possα αmαr todα α criαção de Olorum.

Protejα-me de todαs αs mαndingαs e feitiçαriαs.

Dαi-me o néctαr de suα doçurα e que eu consigα tudo o que desejo: α serenidαde pαrα αgir de formα consciente e equilibrαdα.

Que eu sejα como suαs águαs doces que seguem desbrαvαdorαs no curso dos rios, entrecortαndo pedrαs e se precipitαndo αs cαchoeirαs, sem pαrαr nem ter como voltαr α trαz, αpenαs seguindo meu cαminho.

Purifique minhα αlmα e meu corpo com suαs lágrimαs de αlento.

Inundα-me com suα belezα, suα bondαde e seu αmor, enchendo minhα vidα de prosperidαde.

Ora Ye Yêo Oxum!!!!
velas naranja Pictures, Images and Photos

Ponto de Mamãe Oxum


Brilhou a estrela matutina

Rolaram pedras de Xango

Quem será esta menina ?

Que a lua iluminou…

Canta no clarão da lua

Dança no calor do sol

Todo o mundo se ilumina

Para saudar Oxum menina

Pois Oxum é mãe maior

Saravá Oxum menina

Oxum é mãe maior.


Seguidores

Alimente os Peixinhos...